Por Fabiana Matos
Na manhã de segunda-feira, 13, a médica veterinário do Idaf, Camila Machado, ministrou palestra sobre Defesa Agropecuária no Estado do Acre e suas fronteiras, para cerca de 34 operadores do Grupo Especial de Operações em Fronteira.
A ação faz parte da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp), que está promovendo a primeira Instrução de Nivelamento e Atualização do Conhecimento (Inac), direcionada a bombeiros, policiais civis e policiais militares.
Entre as pautas abordadas, a médica falou sobre as atividades de defesa desenvolvidas pelo IDAF, principalmente sobre a Fiscalização de Trânsito Agropecuário no Estado, parcerias que podem ser realizadas com apoio do GEFRON, e a importância da fiscalização de animais, vegetais e seus produtos e subprodutos para a economia do estado e do país.
O treinamento proporcionará o aprimoramento das habilidades e conhecimentos nas áreas essenciais que envolvem a atuação do Gefron na faixa de fronteira e divisas do estado. As instruções incluem procedimentos em ocorrências fronteiriças, legislação aduaneira e fazendária, transporte de cargas ilegais, técnicas de abordagem e bloqueio policial em rodovias, práticas com armamento e tiro policial e busca veicular, entre outras.
“A ideia é promover uma parceira entre o Idaf e a Gefron, para juntos realizarmos um bom trabalho de fiscalização nas barreiras”, ressalta Camila Machado, Chefe da Divisão de Fiscalização de Trânsito Agropecuário – DIFTA