Idaf intensifica operação no Juruá para a erradicação da Monilíase

Por Fabiana Matos – Site do Idaf – 04/12/2024

As medidas preventivas no combate à monilíase estão entre as principais ações que o Instituto de Defesa Agropecuária e Floresta (Idaf) está desenvolvendo em todo o estado.

Nesta semana, em atividade integrada, o Idaf, em parceria com o Instituto de Meio Ambiente do Acre (IMAC), e Polícia Militar, por meio do 6° BPM/Pelotão Ambiental, está percorrendo a região do Juruá com ação de contenção da monilíase,  doença causada pelo fungo Moniliophthora roreri, que afeta as plantações de cacau e cupuaçu.

A monilíase é uma doença devastadora que afeta vegetais dos gêneros como o cacau e o cupuaçu, causando perdas e elevação de custos da produção. Foto cedida

Durante a operação, foram realizadas vistorias em áreas de plantio, controle do trânsito de materiais vegetais e conscientização dos produtores sobre a importância de prevenir a propagação da doença.

“Estamos com ações integradas em áreas de foco, o que fortalece o monitoramento e erradicação da monilíase. Agradeço a sensibilização dos produtores que abriram espaço para nossa operação” explica Altemar Pereira, Coordenador estadual prevenção controle e erradicação da Moniliase.

Uma equipe de emergência começou a percorrer a região para mapear as propriedades com plantio de cacau ou cupuaçu, ambos frutos hospedeiros da praga quarentenária, e assim delimitar a expansão da doença. Foto cedida

Simultaneamente ao trabalho de erradicação, o Idaf vem realizando levantamentos fitossanitários de detecção e verificação da monilíase em outros municípios que não foram delimitados pelo Ministério de Agricultura e Pecuária (Mapa) como área de alto risco.