Por Fabiana Matos
O presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), José Francisco Thum, e o titular da Secretaria de Obras Públicas do Acre (Seop), Ítalo Lopes, visitaram na quarta-feira, 8, as obras de ampliação e modernização da sede do Idaf, localizada na Vila da Amizade, em Rio Branco.
Com área de quase quatro mil m² e investimentos na ordem de R$ 4 milhões, provenientes de fonte de recursos próprios, referentes aos serviços ofertados aos produtores, e contrato de cessão de uso gratuito entre a Superintendência do Patrimônio da União (SDU) e o Idaf, a obra visa à ampliação da área utilizada pelo instituto, com a construção de dois galpões destinados ao departamento de transportes.
“Ao ceder o terreno e viabilizar a construção dos galpões, a União, através do governo federal, demonstra seu compromisso com o fortalecimento das instituições voltadas para o desenvolvimento rural e a preservação ambiental”, ressalta Tiago Mourão, superintendente da SDU.
A reforma do prédio incluirá setores que integrarão o quadro administrativo e reservará uma estrutura condizente ao crescimento das demandas que se projetam no órgão, como novos escritórios para os servidores e uma ampla garagem, para abrigar a frota da instituição.
O instituto também vem investindo em tecnologia, com a aquisição de novos equipamentos e a criação do Sistema de Defesa Agropecuária e Florestal (Sisdaf), uma ferramenta operacional moderna para garantir maior eficiência nos serviços.
“O desenvolvimento do Sisdaf foi complementado por investimentos significativos em equipamentos de última geração, reforçando ainda mais a capacidade de o instituto cumprir sua missão de maneira eficaz e segura”, diz Deivid Wassen, chefe do Departamento de Tecnologia da Informação do órgão.
Durante a visita, José Francisco Thum enfatizou a importância da cooperação de todos os órgãos do governo e apresentou o cronograma da ampliação e as plantas da nova estrutura: “A ideia inicial era apenas a construção do galpão para comportar os carros do órgão, mas houve a necessidade da ampliação para o setor administrativo, que proporcionará maior qualidade no trabalho dos servidores”.
O secretário Ítalo Lopes verificou o avanço da obra, que tem previsão de conclusão para agosto. “Parabenizo o Idaf pelo trabalho realizado na preservação do patrimônio agropecuário e dos recursos florestais. Esta obra reforça o compromisso do governo com o fortalecimento do órgão e a valorização dos servidores, que tanto se empenham nesta evolução do setor agroflorestal. Vale ressaltar que a obra cumpre todos os requisitos que asseguram acessibilidade a todos”, afirmou.
O Idaf, em meados de 2022 e 2023, também reestruturou os escritórios em Plácido de Castro, Mâncio Lima e Rodrigues Alves e reformou o Posto de Fiscalização no trevo em Senador Guiomard, com modernização das unidades, ampliação, compra de materiais e reforço de frotas de veículos, barcos e quadriciclos, para o bom desenvolvimento das ações pelos servidores.